Aumentando a vida útil do cartão de memória
Como os cartões de memória tem uma quantidade máxima de gravações por setor, para aumentar sua vida útil é necessário reduzir ao máximo a quantidade de gravações realizadas. Por padrão há uma série de operações que o linux realiza de gravação no disco como journal do ext3 e ext4, memória swap.
Desta forma os passos a seguir não são obrigatórios porém objetivam aumentar a vida útil do cartão de memória. Sem eles os meus cartões duraram em média 2 semanas de utilização, após estas alterações não tive mais problemas (até o momento e já se passaram 2 meses dessas configurações).
Com as configurações abaixo será desabilitado a memória swap do sistema.
Desabilite e desinstale o sistema de memória swap.
via ssh
sudo -i
swapoff –all
apt-get remove dphys-swapfile
Edite o arquivo /etc/rc.local e adicione as linhas abaixo antes da linha com o conteúdo “exit 0″
via ssh
sudo -i
swapoff –all
Caso queira: Para aumentar mais ainda a vida útil do sdcard e recomendável desabilitar o journal do ext4, para isso se faz necessário montar o sdcard em uma maquina linux e realizar os procedimentos abaixo.
Primeiramente identifique o device que esta o seu sdcard com o comando dmesg | grep sd, no meu caso montou em /dev/sdb.
Agora execute os comandos abaixo
tune2fs -O ^has_journal /dev/sdb2
e2fsck -f /dev/sdb2
Para verificar se o journal foi desabilitado, após iniciar o raspberry, execute o comando tune2fs -l /dev/mmcblk0p2 | grep features, e não deve aparecer o has_journal
*estas são algumas dicas que podem ajudar, mas lembre-se em deixa o raspberry pi em um local refrigerado ou com boa circulação de ar.
PU2LRZ – Rubens Zolotujin
Retirado do site e adaptado: http://www.helviojunior.com.br/it/monitoramento/zabbix/instalando-zabbix-em-raspberry-pi/
[…] Aumentando a vida útil do SDcard para o Raspberry Pi […]
conteúdo de qualidade parabens, hoje em dia está difícil, vou compartilhar e fiz questão de deixar meu comentário, obrigado