LABRE se reúne com Governo Federal e Entidades de Radiodifusão

A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE) realizou importantes reuniões na última quarta-feira, dia 18 de janeiro de 2012, em Brasília. O primeiro encontro ocorreu na sede da LABRE e envolveu representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e da Sociedade de Engenharia de Televisão e Telecomunicações (SET), com a presença dos engenheiros Ronald Barbosa e Monique Cruvinel Bandeira.


Foto 1: Reunião entre a LABRE – Minicom – ANATEL, com a presença do ministro Paulo Bernardo (canto esquerdo).
Foto: Herivelto Batista.

O radioamadorismo guarda semelhanças com a radiodifusão na ocupação espectral e na necessidade da boa relação sinal/ruído para exercício eficiente dos seus serviços. Muitos dos ruídos que prejudicam os radioamadores também denigrem a recepção do rádio e televisão. A reunião portanto buscou o estabelecimento de estratégias integradas entre as instituições pela a defesa espectral e redução do nível de ruído.

O segundo encontro ocorreu no Ministério das Comunicações entre a LABRE, o MINICOM e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Participaram da reunião o ministro das comunicações, Paulo Bernardo da Silva, o Superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Carvalho Ramos, e vários engenheiros da ANATEL e do MINICOM.
O objetivo foi informar o ministro e buscar a solução para problemas operacionais que envolvem questões administrativas do serviço de radioamador como a emissão de licenças IARP seguindo orientações do CITEL, facilitação e desburocratização para conceder indicativos especiais, esclarecimentos sobre renovação de licenças, mudanças e correções na regulamentação, falhas pontuais mas significativas nos sistemas informatizados de atendimento, generalizações excessivas na Lei Geral de Telecomunicações.

Também foi defendida pela LABRE a necessidade de legislação e quesitos obrigatórios sobre compatibilidades eletromagnéticas para eletroeletrônicos e sistemas de iluminação.

Para o ministro Paulo Bernardo foi uma grata surpresa notar a moderna atividade radioamadora num período tecnológico que supunha o enfraquecimento da categoria. Ele realizou várias perguntas sobre o serviço e no final declarou interesse em tornar-se radioamador.

Para encaminhamento das demandas levantadas, o ministro autorizou a formação de um grupo de trabalho entre ANATEL e LABRE para compatibilizar a regulamentação de radioamador ao desenvolvimento e desafios tecnológicos atuais, reforçando um canal de comunicação com a Superintendência de Serviços Privados.
A ANATEL através do seu diretor Bruno Carvalho se comprometeu com a determinação ministerial. Para ele os resultados poderão simplificar e agilizar os atendimentos aos serviços: “A ANATEL está aberta para criar agenda de discussão sobre regulamentação… Isso beneficia também a superintendência”.

Os radioamadores saíram satisfeitos com o renovado canal de comunicação e trabalho com a ANATEL e MINICOM. Pela LABRE participaram das reuniões Srs. Atilano de Oms Sobrinho (PY5EG), Gustavo de Faria Franco (PT2ADM), Orlando Perez Filho (PT2OP), Fred Calim de Carvalho (PY2XB) e Flávio A. B. Archangelo (PY2ZX).Foto 2: Da esq. para direta: Flávio (PY2ZX), Gustavo (PT2ADM), Fred (PY2XB), Orlando (PT2OP), ministro Paulo Bernardo, Atilano (PY5EG) e o superintendente Bruno Carvalho Ramos. Foto: LABRE.

Foto 2: Da esq. para direta: Flávio (PY2ZX), Gustavo (PT2ADM), Fred (PY2XB), Orlando (PT2OP), ministro Paulo Bernardo, Atilano (PY5EG) e o superintendente Bruno Carvalho Ramos. Foto: LABRE.

 

Foto 3: Reunião LABRE – SET – ABERT. Da esq. para direita: Atilano (PY5EG), Gustavo (PT2ADM), Orlando (PT2OP), Monique Cruvinel (ABERT), Flávio (PY2ZX) e Ronald Barbosa (SET). Foto: LABRE

 


Foto 4: Atilano (PY5EG) em coletiva de imprensa na entrada do ministério. Foto: LABRE.

Fonte:Roberto Silva PQ8RS

 

Posted by

Rubens Zolotujin

Rubens Zolotujin é um indivíduo multifacetado cuja paixão pelo radioamadorismo se destaca como um dos pilares de sua vida. Com mais de 25 anos de experiência nessa área, ele se firmou como um respeitado entusiasta do rádio. Seu hobby evoluiu para um profundo envolvimento com a tecnologia e a cybersegurança, marcando-o como um especialista em um mundo cada vez mais digitalizado.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.