Cadastro ao Sistema D-Star Brasil

Acabei de traduzir as páginas do registro do sistema D-Star Brasil pelo site onde você acessa e pode se cadastrar ou editar os seus dados.

Acessar para ver seu cadastro D-STAR ou Registrar – https://registro.dstar.com.br

Após liberação do registro, você deve criar as entradas no seu cadastro, indicativo marcado na caixa dar um espaço, depois segundo campo, marcar indicativo e colocar a letra B, no caso se precisa da letra C fazer o mesmo procedimento, e salvar.

O Sistema D-STAR de Radioamadorismo

D-STAR é um acrônimo para Digital Smart Technologies for Amateur Radio (Tecnologias Digitais Inteligentes para o Radioamadorismo). É um protocolo aberto de comunicação digital desenvolvido sob a administração da JARL (Associação Japonesa de Radioamadores) e que revolucionou o modo como os radioamadores se comunicam.

Principais Características

  • Voz e Dados Digitais:
    • Voz Digital (Modo DV – Digital Voice): Oferece comunicação de voz clara e livre de ruídos, pois, sendo digital, o áudio é sempre perfeito até o limite da cobertura, quando então começa a apresentar cortes até desaparecer (ao contrário do FM analógico, onde o áudio se degrada com ruído estático gradualmente). A taxa de voz e dados de baixa velocidade é de 4,8 kbps (3,6 kbps para voz).
    • Dados Digitais (Modo DD – Digital Data): Oferece comunicação de dados em alta velocidade (128 kbps), geralmente utilizada na banda de 1,2 GHz (23 cm) para aplicações como acesso à internet, e-mail e transferência de arquivos.
  • Conectividade Global (Gateway):
    • O grande diferencial do D-STAR é a sua capacidade de interligar repetidoras locais através da Internet, formando uma rede mundial. Isso é feito através de PCs gateway nos repetidores.
    • Permite a comunicação de longa distância virtualmente com o mundo todo.
  • Roteamento por Indicativo de Chamada:
    • O sistema utiliza um protocolo com roteamento baseado no indicativo de chamada (Callsign Routing). Você pode discar o indicativo do seu amigo diretamente no seu rádio e a rede D-STAR tentará rotear sua chamada para onde ele estiver logado, sem a necessidade de saber a localização exata ou qual repetidora ele está utilizando. Isso garante uma comunicação organizada.
  • Características Adicionais:
    • Simultaneidade: No modo DV (Voz Digital), é possível transmitir simultaneamente voz e dados de baixa velocidade (cerca de 950 bps), permitindo o envio de informações como o indicativo de chamada e dados de GPS.
    • D-PRS (D-STAR Position Reporting System): Funcionalidade GPS integrada que permite o envio e recebimento de informações de localização, similar ao APRS, mas específico para D-STAR.
    • Rádios “Dual Mode”: A maioria dos rádios D-STAR funciona também no modo FM analógico tradicional.
  • Componentes de Rede:
    • Repetidoras: Compostos por módulos de RF (para as diversas bandas: 144 MHz, 430/440 MHz e 1,2 GHz) e um Controlador Repetidor.
    • Gateway de Internet: O componente que conecta a repetidora à rede global D-STAR através do protocolo TCP/IP.
    • Refletores (Reflectors): Servidores na Internet que atuam como pontes de conferência, interligando múltiplas repetidoras e permitindo comunicações em grupo em áreas amplas.

O D-STAR foi um dos primeiros sistemas digitais modernos para radioamadores e, embora existam outras tecnologias digitais como o DMR e o Fusion, ele continua sendo uma opção popular, especialmente devido ao seu sistema de roteamento baseado em indicativo.

Vantagens do D-STAR

  1. Roteamento por Indicativo de Chamada: É a maior vantagem. Você não precisa saber onde o outro radioamador está; basta digitar o indicativo dele, e a rede tentará encontrá-lo, tornando-o o mais flexível para comunicação ponto a ponto (rádio para rádio).
  2. Desenvolvido para Radioamadores: Foi o primeiro protocolo digital moderno projetado especificamente pela comunidade de radioamadores (JARL), com recursos como envio de dados de baixa velocidade (DRATS, D-PRS).
  3. Voz e Dados Simultâneos (DV Mode): Permite enviar dados de GPS e texto enquanto fala (embora a taxa de dados seja baixa).
  4. Primeiro no Mercado: Por ser o mais antigo, possui uma rede gateway global bem estabelecida e madura.

Desvantagens do D-STAR

  1. Eficiência de Canal Baixa (FDMA): Ocupa o canal inteiro para uma única conversação, o que é menos eficiente que o DMR.
  2. Custo do Equipamento: Os rádios Icom tendem a ser mais caros em comparação com os modelos DMR de nível básico.
  3. Configuração Inicial: A programação do roteamento (especialmente o conceito de “URCALL”, “RPT1”, “RPT2”) pode ter uma curva de aprendizado mais acentuada do que o Fusion.
  4. Qualidade do Áudio: Utiliza o vocoder AMBE+, que pode ser percebido por alguns como ligeiramente inferior ao AMBE+2 usado no DMR e YSF.

Caso tenha problemas entre em contato comigo.

Posted by

Rubens Zolotujin

Rubens Zolotujin é um indivíduo multifacetado cuja paixão pelo radioamadorismo se destaca como um dos pilares de sua vida. Com mais de 25 anos de experiência nessa área, ele se firmou como um respeitado entusiasta do rádio. Seu hobby evoluiu para um profundo envolvimento com a tecnologia e a cybersegurança, marcando-o como um especialista em um mundo cada vez mais digitalizado.

Você também pode gostar…