Acabei de traduzir as páginas do registro do sistema D-Star Brasil pelo site onde você acessa e pode se cadastrar ou editar os seus dados.
Acessar para ver seu cadastro D-STAR ou Registrar – https://registro.dstar.com.br

Após liberação do registro, você deve criar as entradas no seu cadastro, indicativo marcado na caixa dar um espaço, depois segundo campo, marcar indicativo e colocar a letra B, no caso se precisa da letra C fazer o mesmo procedimento, e salvar.
O Sistema D-STAR de Radioamadorismo
D-STAR é um acrônimo para Digital Smart Technologies for Amateur Radio (Tecnologias Digitais Inteligentes para o Radioamadorismo). É um protocolo aberto de comunicação digital desenvolvido sob a administração da JARL (Associação Japonesa de Radioamadores) e que revolucionou o modo como os radioamadores se comunicam.
Principais Características
- Voz e Dados Digitais:
- Voz Digital (Modo DV – Digital Voice): Oferece comunicação de voz clara e livre de ruídos, pois, sendo digital, o áudio é sempre perfeito até o limite da cobertura, quando então começa a apresentar cortes até desaparecer (ao contrário do FM analógico, onde o áudio se degrada com ruído estático gradualmente). A taxa de voz e dados de baixa velocidade é de 4,8 kbps (3,6 kbps para voz).
- Dados Digitais (Modo DD – Digital Data): Oferece comunicação de dados em alta velocidade (128 kbps), geralmente utilizada na banda de 1,2 GHz (23 cm) para aplicações como acesso à internet, e-mail e transferência de arquivos.
- Conectividade Global (Gateway):
- O grande diferencial do D-STAR é a sua capacidade de interligar repetidoras locais através da Internet, formando uma rede mundial. Isso é feito através de PCs gateway nos repetidores.
- Permite a comunicação de longa distância virtualmente com o mundo todo.
- Roteamento por Indicativo de Chamada:
- O sistema utiliza um protocolo com roteamento baseado no indicativo de chamada (Callsign Routing). Você pode discar o indicativo do seu amigo diretamente no seu rádio e a rede D-STAR tentará rotear sua chamada para onde ele estiver logado, sem a necessidade de saber a localização exata ou qual repetidora ele está utilizando. Isso garante uma comunicação organizada.
- Características Adicionais:
- Simultaneidade: No modo DV (Voz Digital), é possível transmitir simultaneamente voz e dados de baixa velocidade (cerca de 950 bps), permitindo o envio de informações como o indicativo de chamada e dados de GPS.
- D-PRS (D-STAR Position Reporting System): Funcionalidade GPS integrada que permite o envio e recebimento de informações de localização, similar ao APRS, mas específico para D-STAR.
- Rádios “Dual Mode”: A maioria dos rádios D-STAR funciona também no modo FM analógico tradicional.
- Componentes de Rede:
- Repetidoras: Compostos por módulos de RF (para as diversas bandas: 144 MHz, 430/440 MHz e 1,2 GHz) e um Controlador Repetidor.
- Gateway de Internet: O componente que conecta a repetidora à rede global D-STAR através do protocolo TCP/IP.
- Refletores (Reflectors): Servidores na Internet que atuam como pontes de conferência, interligando múltiplas repetidoras e permitindo comunicações em grupo em áreas amplas.
O D-STAR foi um dos primeiros sistemas digitais modernos para radioamadores e, embora existam outras tecnologias digitais como o DMR e o Fusion, ele continua sendo uma opção popular, especialmente devido ao seu sistema de roteamento baseado em indicativo.
Vantagens do D-STAR
- Roteamento por Indicativo de Chamada: É a maior vantagem. Você não precisa saber onde o outro radioamador está; basta digitar o indicativo dele, e a rede tentará encontrá-lo, tornando-o o mais flexível para comunicação ponto a ponto (rádio para rádio).
- Desenvolvido para Radioamadores: Foi o primeiro protocolo digital moderno projetado especificamente pela comunidade de radioamadores (JARL), com recursos como envio de dados de baixa velocidade (DRATS, D-PRS).
- Voz e Dados Simultâneos (DV Mode): Permite enviar dados de GPS e texto enquanto fala (embora a taxa de dados seja baixa).
- Primeiro no Mercado: Por ser o mais antigo, possui uma rede gateway global bem estabelecida e madura.
Desvantagens do D-STAR
- Eficiência de Canal Baixa (FDMA): Ocupa o canal inteiro para uma única conversação, o que é menos eficiente que o DMR.
- Custo do Equipamento: Os rádios Icom tendem a ser mais caros em comparação com os modelos DMR de nível básico.
- Configuração Inicial: A programação do roteamento (especialmente o conceito de “URCALL”, “RPT1”, “RPT2”) pode ter uma curva de aprendizado mais acentuada do que o Fusion.
- Qualidade do Áudio: Utiliza o vocoder AMBE+, que pode ser percebido por alguns como ligeiramente inferior ao AMBE+2 usado no DMR e YSF.
Caso tenha problemas entre em contato comigo.

